Nada a comparar


O primeiro trimestre passou e com ele todo mal estar, enjoos e vômitos que enfrentei por semanas, em contrapartida, alguma novas dores e incômodos surgiram, e eu tento conviver com elas dia após dia, lendo, me informando, aprendendo o que fazer para amenizar porque sei que logo isto também vai passar. Tudo é novidade, tudo é desconhecido e isto é um pouco estranho e assustador também, mas sempre penso que todas gestantes devem passar por isto em maior ou menor grau, e eu tenho que aprender a lidar com cada fase. Gravidez não é mesmo doença, mas há de se respeitar a individualidade de cada mulher, que pode dentre trocentos sintomas se sentir sem energia, com sono, com enjoos, com dores, deprimida, ansiosa...Aliás, um dos maiores aprendizados que tive e que esta me ajudando muito no dia a dia é que CADA GESTAÇÃO É UMA GESTAÇÃO. Nada será igual a sua amiga, irmã, vizinha. Nem mesmo quando a mesma mulher engravida duas ou mais vezes as sensações da gravidez são iguais, quem dirá de uma mulher para outra? Cada uma tem uma relação com seu corpo, e muitas pessoas gostam de projetar no outro a sua própria experiência (principalmente se for sofrida, difícil, ai sim a pessoa quer mesmo te contar). Tem mulheres que vivem uma gravidez dificílima, com muitos problemas, já outras, que esbanjam saúde, disposição, energia, comem de tudo, fazem de tudo, e o que as pessoas fazem? COMPARAM estes dois tipos de pessoas cobrando daquela que não esta ‘curtindo’ que ela fique feliz o tempo todo. Não tem como comparar. Não há o que cobrar. Gravidez é uma experiência única, mas ela pode ser ou não maravilhosa. Ponto. Sem romantismo, sem conto de fadas. Li uma entrevista da apresentadora Sarah Oliveira (que no momento esta grávida do segundo filho) que complementa exatamente meu ponto de vista:
''O problema é as pessoas quererem ditar regras, falar que deve ser assim ou assado. Não é bacana querer impor nada para ninguém. Principalmente para grávidas, que ficam naturalmente mais fragilizadas, já que passam por muitas mudanças ao mesmo tempo. As pessoas tem que aprender a respeitar a singularidade de cada uma.''

Eu escuto cada comentário e confesso que as vezes acabo me impressionando ou fico preocupada com assuntos aleatórios, mas também percebo que meu filtro para conversa fiada esta muito bom também, muita coisa eu relevo e consigo perceber o que é a realidade da pessoa, e o que ela esta projetando em mim. Me sinto insegura e preocupada (e feliz ao mesmo tempo), tento não me comparar apesar de saber que é inevitável quando você não tem qualquer experiência no assunto e sei também que a história da comparação só esta começando e é melhor eu me preparar.

A imagem do poster é minha cara quando ouço comparações kkk, encontrei aqui.

2 comentários:

  1. Vanessa, antes de ler o que você escreveu eu já ia te escrever exatamente isso: NENHUMA gravidez é igual á outra, cada uma é única, seja com mulheres diferentes ou seja quem engravidou mais de uma vez. E olha, depende muito do estado de espírito da pessoa também. Já vi mulheres que ficaram grávidas reclamarem muito, mas muito mesmo, tudo doía, era um sofrimento, sabe? E já vi mulheres felizes e positivas sobre a própria gestação e sempre corria tudo bem. Cada um, cada um, rsrsrs. Eu mesmo tive duas gestações bem diferentes. Na primeira eu estava super disposta, trabalhava 1/2 período, andava de ónibus, coloquei musiquinha para ele ouvir na barriga e não engordei nadinha, já na segunda, a rotina (e eu) era outra, fiquei mais cansada, senti mais dores e enjôos, engordei pra carambra, kkk, mas no final tudo dá sempre certo e cada experiência é única.
    Ai, como eu falo, hahaha
    Olha, continua com seu filtro porque você ainda não ouviu metade. Ainda faltam alguns bons meses de pitacos por aí :D
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ah Elza voce tem toda razão, cada mulher é única, e sei ainda vem muitos pitacos por ai... rsrs Melhor tentar lidar com tudo isto da melhor forma que pudermos né?
      bjo!

      Excluir

obrigada por deixar um comentário. É sempre bom ter interação por aqui ♥

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...