Eu escolhi mudar o mundo através da educação

O que você faz para melhorar este mundo? Qual a sua causa? A sua contribuição nesta existência? Perguntas profundas, mas que eu fiz (e faço sempre) a mim mesma como forma de trabalhar meu autoconhecimento, a minha tão buscada evolução.
E sempre acreditei na educação como instrumento para transformar vidas, afinal, transformou a minha! Acredito que através da educação uma pessoa pode transformar sua vida, o lugar onde vive, tentar oportunidades de emprego e carreira melhores, crescer, ajudar a si a e aos outros, mudar um país!
Em março deste ano iniciei minha jornada como educadora voluntária na empresa onde trabalho que dentre muitos projetos sociais tem parceria com a United Way, uma instituição que promove o Momento VIVA UNIDO que busca promover a conectividade entre as pessoas. A proposta é que trocando ideias e experiências a gente cresce junto, se desenvolve, uma ação que gera transformação. E através deste projeto, eu virei professora! 
No começo eu não entendi muito bem o que eu iria fazer, mas como andar de bicicleta, é fazendo que se aprende e se pega o jeito e hoje entendo que basicamente o nosso trabalho é orientar um grupo de jovens de 15 a 17 anos trocando ideias sobre planejamento de carreira, desafios, oportunidades e reflexões da vida profissional. Preparamos aulas sobre estes temas e por duas horas em encontrinhos mensais, conversamos, discutimos temas importantes, fazemos dinâmicas, tudo para tenham a oportunidade de conversar sobre futuro, sobre ser protagonista de suas vidas (o projeto tem o nome Sou Protagonista), atuamos como mentores, como educadores destes jovens que tem todo um futuro pela frente.
Num país com tanta desigualdade, jovens perdidos nas drogas, miséria, violência, corrupção e tudo mais que todo brasileiro esta cansado de saber, a gente pode sim escolher lutar por um mundo melhor, por um país melhor. E eu escolhi mudar o mundo através da educação, ao ensinar e compartilhar minha experiência e aprendizados da vida.
Quando ouço ou vejo pessoas insatisfeitas comentando sobre o governo, a corrupção, a péssima qualidade do ensino, da saúde, das estradas e a lista imensa de problemas que temos no país penso na pergunta que um dia eu mesma me fiz: mas o que EU estou fazendo para mudar isto? Só escrever notinhas de protesto e indignação e postar nas redes sociais é suficiente? Sair em um dia do mês em protesto nas ruas e ainda postar uma 'selfie' para mostrar que esteve lá resolve alguma coisa? Não precisa ir longe para notar problemas: creches e escolas públicas detonadas, sem qualquer estrutura, a sua rua esburacada, assaltos e violência na cidade em um ponto que não se pode mais sair de dia ou de noite, o terreno abandonado da prefeitura que esta virando depósito de lixo...tudo ali, no seu bairro ou comunidade, e tudo o que a maioria das pessoas sabem fazer é reclamar ou por a culpa em alguém.
Sempre que posso eu questiono, provoco e tento trazer a pessoa para o lado da  ação, do fazer acontecer porque reclamar a esmo não vai resolver coisa alguma. Quando é que as pessoas vão se dar conta disto? A gente tem que tomar para si a responsabilidade e fazer o que estiver ao nosso alcance, o que for possível com o conhecimento, as ferramentas e o tempo que você tem para mudar este mundo. E ao final do dia, pode acreditar, quem sai ganhando mais ainda somos nós, a recompensa é indescritível, experimente e você vai ver.
O poster lindo do post é da turma do Frases do Bem

O prazer de fazer o bem, é maior do que recebe-lo (Epicuro)

2 comentários:

  1. Olá boa noite você poderia me informar qual o local você trabalhou como educadora voluntária? Faço parte de um projeto que envolve educação e seria muito importante pra mim encontrar pessoas assim.
    se quiser me responder por e-mail é amanda@prodweb.com.br
    Aguardo seu retorno.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. que bacana perguntar, eu participo da United Way
      http://www.unitedwaybrasil.org.br/ entra no site deles para conhecer as iniciativas, com certeza você vai gostar!

      Excluir

obrigada por deixar um comentário. É sempre bom ter interação por aqui ♥

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...