Não compre um Iphone. Eu tenho um e digo, é pura ilusão.

https://www.youtube.com/watch?v=NCwBkNgPZFQ

Não sei bem quando fui convencida de que precisava de um smartphone da Apple. Os amigos tinham, elogiavam, seu design era único e diferenciado, todo branquinho, com um ar de moderninho, descolado. Todo mundo que tinha um era só elogios.
Em marketing chamamos estas percepções de atributos do produto, mas julgados pela ótica e significados que os próprios consumidores atribuem ao produto, algo um tanto quanto intangível, que passa pela verdadeira afetividade que os consumidores passam a ter pelo produto ou marca, que faz com que sejam devotos, defensores, compradores assíduos e verdadeiros propagadores do conceito, ideia ou marca (o sonho de qualquer marca, ter os seus próprios 'apple-lovers'). Como profissional de marketing eu entendia as mensagens, e a estratégia, mas como consumidora comum, eu estava sem perceber, criando a ilusão de que era um produto-feito-pra-mim-tudo-o-que-eu-queria.
Ao chegar o momento de trocar meu celular comum por um smartphone, já estava convencida de que um Iphone era o melhor para mim, mesmo sabendo que existiam outras opções no mercado a escolha parecia óbvia, e então, comprei um Iphone.
Logo que vi a caixinha que ele veio, me lembrei de uma aula sobre design em embalagens onde explicavam todo o cuidado e estratégia que a Apple teve para lançar o produto no mercado, inclusive no momento em que o consumidor tem o primeiro contato com seu produto: toda a embalagem é trabalhada para o consumidor 'apreciar' o momento, gerando uma experiência única. A sedução faz parte da estratégia de fidelizar, de cativar seus clientes, através da diferenciação na experiência: ao abrir a caixa você nota os detalhes como um filme plástico cuidadosamente colocado entre a caixa e o produto, o modo como os fios são enrolados, a forma como a caixa abre e fecha...até ai a estratégia deles estava funcionando como mágica para mim, até eu atender a primeira ligação...
Não escutava nada do outro lado da linha. Meu outro aparelho (Nokia) tinha um volume muito mais claro e alto e como já não escuto muito bem notei muito a inferioridade do volume. Mas eu tinha acabado de comprar o negócio, e pago caro por ele, não poderia logo eu querer colocar defeito no gadget mais lindo e desejado do momento né? Continuei usando o telefone, tentando me acostumar com a nova interface, os ícones, funcionalidades e toda noite percebia que bateria acabava antes mesmo das vinte horas (perceber que 'Safari' era onde navegava na internet só depois de semanas...rs).
Estava aceitando bem a troca até o celular do meu marido pifar e ele precisar comprar um novo. Ele, ao contrário de mim, procurou analisar todas as funções e comparativos técnicos antes da compra, e ouvindo minhas reclamações sobre bateria, volume, etc, comprou um outro aparelho, um Sony Xperia. Ai não teve como não reparar: todas as funcionalidades do aparelho dele era melhores do que o meu moderninho Iphone. Tamanho e nitidez da tela, duração da bateria, volume, capacidade de processamento, expansão da memória (o que no Iphone não é possível, só comprando um novo modelo) e fotos (tente tirar uma foto a noite com Iphone e você entenderá a desilusão), tudo era melhor do que no Iphone. Ok, são aparelhos diferentes, incompatíveis se comparados no quesito mês de lançamento, mas o preço que paguei pelo Iphone foi bem maior do que o meu marido teve que desembolsar para ter um aparelho de desempenho melhor. Ai finalmente, meu encanto acabou. Tudo foi pura ilusão. Com o passar do tempo o desempenho só tem piorado...hoje fui tentar atender uma ligação importante e a tela inicial simplesmente se recusou a aceitar o comando de atender, perdi a ligação (e tive que desligar e ligar o aparelho). O que mais posso dizer: ele esquenta muito, tem acessórios caríssimos, vem com um monte de ícones inuteis que voce não consegue desinstalar, e tem o suporte técnico mais caro do mercado. Não convenci ainda? É só dar uma navegada na internet que você encontrará centenas de clientes insatisfeitos, inclusive foi lá que encontrei o vídeo da foto acima, uma paródia chamada iDiot.

2 comentários:

  1. Tive um e concordo plenamente com tudo o que escreveu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. dureza né Fernando? qual aparelho você esta usando agora?

      Excluir

obrigada por deixar um comentário. É sempre bom ter interação por aqui ♥

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...