1 ano inteiro sem comprar roupa! Mês 1 • Muitas descobertas, de dieta fashion à escravidão moderna•


Depois de ter tomado a decisão de passar 1 ano inteiro sem comprar roupas, consegui passar o mês de janeiro tranquilamente. Tirei alguns dias de descanso e tive tempo de ler muita coisa interessante sobre o assunto. Inclusive, descobri muitas outras pessoas que já passaram (com sucesso!) pelo mesmo desafio, algumas por alguns meses, outras por um ano inteirinho como estou me desafiando, muitas clicando seus looks para mostrar como aproveitam as peças, até uma reportagem assisti sobre o tema e conheci o termo dieta fashion. 
Achei muito interessante ler sobre a experiência destas meninas e perceber que tem muita gente tomando consciência do problema que é o consumo em excesso, da acumulação de coisas, da poluição e da escravidão envolvida no processo de manufatura e logística de milhares de fabriquetas pelo mundo (ou você acha mesmo normal comprar por 1 dólar uma roupa da China?). Aliás, de todas as leituras que fiz, esta foi a mais desconcertante para mim porque apesar de apenas uma vez, já comprei no AliExpress achando que estava sendo a garota mais esperta do mundo ao comprar roupas por preços baratinhos. O termo escravidão para nós brasileiros remete apenas a um triste legado da história do país, mas o que dizer de denúncias de lojas como Zara, Renner e pedidos de socorro nos pacotes da Primark e Aliexpress? Trabalho escravo, crianças exploradas, condições sub-humanas de trabalho e moradia, corrupção...tem  muita coisa podre no mundo da moda sendo alimentada por nosso desejo de sempre comprar mais, mais rápido e mais barato.
É de fazer a gente pensar não é? O bom é que a exposição do assunto tem despertado o interesse da mídia que divulga os casos e as empresas envolvidas, e faz o consumidor repensar sua postura, sendo mais crítico, exigente, consciente de suas escolhas. 
Foi bom começar o desafio assim, me aprofundando mais no tema e descobrindo que minha decisão tem mais impacto no mundo do  que eu imaginava.


Recomendo o click!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

obrigada por deixar um comentário. É sempre bom ter interação por aqui ♥

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...