Vai ter Copa! A gente gostando ou não


Falta apenas um dia para inicio da Copa do Mundo 2014 que será aqui no Brasil. Amanhã, o jogo de estréia será do Brasil e Croácia, lá no estádio do Corinthians, o Itaquerão, que a Fifa identificou como Estádio São Paulo (porque gringo nenhum vai entender o que é Itaquerão). E como descobri que sou uma desmemoriada e não me recordo de quase nada da última Copa (somente que fomos eliminados pela Holanda, porque estava trabalhando com um cara holandês que tirou muito sarro da nossa cara), muito menos das outras sete edições, decidi que deveria registrar algumas coisinhas aqui.
Só me caiu a ficha (expressão que nascidos depois de 95 não vão entender...rs) de que este evento vai realmente acontecer esta semana, quando começaram os convites para participar de bolões e happy hours mas o fato é que até dez dias atrás, ninguém falava muito deste assunto...nenhuma empolgação, uma chuva de críticas, algumas greves e protestos pelo país, notícias sobre obras em atraso, a inflação aumentando, redes sociais bobando com a hastag #nãovaitercopa  e mais recentemente com a réplica #vaitercopasim, uma bagunça.
Achei que eu estaria mais animada, que iria ao menos a um dos jogos como eu tinha planejado há quatro anos atrás quando o Brasil foi escolhido para sediar a Copa, afinal, quando teria outra oportunidade de viver um evento deste no nosso país? Certamente quando estiver velha e caquética. Mas não foi bem isso que aconteceu. Usei o dinheiro poupado para uma viagem (que foi incrível, então beleza), e mesmo que eu tivesse dinheiro, teria que ser sorteada para comprar os ingressos em dos estádios do pais, ingressos que na média estão mais caros que o salário mínimo! Posso ser ingênua mas nunca imaginei que seria tão inacessível assim. Se para mim já foi complicado, imagina para uma pessoa mais simples, com um sonho de ver a seleção? É sentar e se conformar: a Copa não é para os brasileiros.
Soa pessimista e sinceramente, talvez eu pensasse diferente se fosse mais envolvida com a paixão nacional, se houvesse maior transparência e soubéssemos de fato que este evento nos dará um saldo positivo no final, se tivesse uns ingressos na mão (sem hipocrisia, eu adoraria ver um jogo em um estádio!) mas como se animar quando você cresce e percebe que nem tem tantos motivos assim para torcer? Nesta hora, dá uma vontade de voltar a ser criança....a gente se divertia mais quando era inocente e a unica preocupação era usar uma roupa verde e amarela e sair para rua para fazer bandeirinhas e colorir o chão. Até grito de guerra a gente fazia a cada jogo, e tinha que rimar (o que mais me marcou foi um que eu e minhas irmãs inventamos  em 98 num jogo de Brasil x Dinamarca que tinha um trecho assim: '' Dinamarca, vai mamar na vaca'' e caíamos na gargalhada). Bem infantil e por isso mesmo uma alegria só. Ah, que saudade! Mas para finalizar, preciso registrar que estive no aeroporto de Brasília e fiquei impressionada com o novo terminal 1, grande e moderno, bem diferente do que vi um anos atrás, então, pelo pouco que realmente vi, algum legado esta Copa vai deixar. #oremos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

obrigada por deixar um comentário. É sempre bom ter interação por aqui ♥

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...