Doze coisas que aprendi usando aparelho


Em janeiro de 2012, tomei coragem e decidi iniciar um tratamento ortodôntico puramente por estética (meus dentes inferiores estavam ficando tortos, muito tortos). Dois anos se passaram e um mundo novo se abriu para mim, pequenos e grandes aprendizados também. Quem diria que um aparelho ortodôntico pudesse ensinar tanta coisa? 
1. Aprendi que paciência é uma virtude. Já conheceu alguém dizer que terminou o tratamento exatamente no tempo  prometido pelo dentista? Meu prazo estimado era de dois anos, pois bem, já estamos 4 meses atrasados, mas a culpa (geralmente) não é do dentista, o tempo de tratamento ele apenas estima, e se ele for competente vai deixar isto bem claro logo na primeira consulta, não criando falsas expectativas.
2. Quem procura acha. Ao se sentar naquela cadeira você descobre problemas dentais jamais imaginados, afinal você sempre achou que estava tudo perfeito, precisando apenas de uma pequena intervençãozinha. Ledo engano minha gente, ledo engano.
3. Descobri que um dentista conhece muitos métodos ocultos de te fazer sofrer,  então, seja gentil a cada encontro.
4. Conheci diversas modalidades de sofrer pela boca: dentes doendo, sensíveis, gengiva dolorida, bochecha furada, céu da boca machucado...e a lista pode ser imensa, mas nada que possa te matar (assim espero!)
5. Que as crianças adoram! Perguntam tudo sobre o aparelho, pedem para ver, perguntam das borrachinhas coloridas (o meu não tem elásticos, então elas também perguntam porque) e que em alguns lugares usar aparelho é até moda, status (entre a galera infanto-juvenil você esta arrasando!) 
6. Descobri que usava os dentes para uma porção de coisas que eu não deveria, como abrir certos plásticos, tampinhas, mastigar canetas. Com os dentes sensíveis você percebe na hora estes hábitos. 
7. Você nunca mais olha para uma pessoa sem reparar em sua arcada dentária. É sério! Quase um vício. Você consegue notar se a pessoa já usou ou não aparelho, percebe o que poderia ser melhorado, dá até vontade de indicar seu dentista para que a pessoa fique com o sorriso tão bonito quanto poderia ter...rs
8. Aprendi que faculdade de odontologia custa uma fortuna, e que por isto a maioria dos dentistas tem cara de gente rica (tá, nem todos..)
9. Descobre que tem certos alimentos que foram feitos para encaixar perfeitamente no seu aparelho e te causar constrangimento gratuito em qualquer hora do dia, como toda e qualquer espécie de oleaginosas, verduras em geral e malditos fiapos de carne. 
10. Que essa história da pessoa perder alguns quilos depois que colocou aparelho não passa de mito: com os dentes sensíveis você necessita ingerir alimentos pastosos, que não necessitem mastigação, como purê de batatas, molhos, sorvete, milk-shake...hahaha
11. Que muita gente já passou por isto, até mais de uma vez, e esta ai feliz da vida sem nem se lembrar dos dias de sorriso metálico. 
12. Que é maravilhoso perceber a evolução e saber que todo esforço valerá a pena por uma boca saudável e um sorriso de comercial de creme dental .

4 comentários:

  1. muito legal hahaha, me identifique principalmente com o primeiro tópico porque era pra eu ficar 2 anos e fique 5, acredita? o aparelho já estava sendo parte de mim, ainda bem que já passou eu tirei ano passado!
    Ah, e eu perdi quilos quando coloquei, mas só nos primeiros meses, depois recuperei hahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa cinco anos?? To achando que a culpa neste caso foi do seu dentista mesmo...ele não estimou, chutou...rsrs
      mas que bom que você terminou o tratamento, agora é uma menina livre =) ah, obrigada por comentar.

      Excluir
  2. Vanessa, já "salvei" o seu texto, porque eu vou colocar aparelho nesse ano. Aliás, já era para ter colocado no ano passado, mas eu procrastinei o máximo que eu pude. Medo, vergonha...sei lá porque, rsrs
    Mas espero que sejam no máximo 2 anos também. Não quero ter 40 usando aparelho.
    Ai, que frase mais preconceituosaaaaaa, hahaha. Credo, mas o preconceito é comigo mesma!
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Elza, hoje eu posso te dizer que quanto antes começar melhor porque assim voce se livra logo desta 'pendencia'...rs, eu também durante anos fiquei adiando e penso que se tivesse começado antes já teria terminado.. =)
      bjooo!

      Excluir

obrigada por deixar um comentário. É sempre bom ter interação por aqui ♥

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...