O que vou ser quando crescer?

Quando eu era criança, eu nunca tive resposta pronta para a estranha pergunta "O que você quer ser quando crescer?" (estranha porque isso lá é coisa para se perguntar a uma criança que não sabe nem o que vai vestir pela manhã?). Ai quando adolescente veio um desejo enorme de ser cantora, tocar um (ou mais) instrumento, andar pelo mundo me apresentando, fazendo arte...um tempo passou e vi que não era tão fácil e glamuroso como pensava viver de arte, e então, mudei o foco: por gostar de plantas, da natureza, achei que iria prestar vestibular de Biologia. Estava certa disto até ter uma conversa com minha supervisora (isso aos 17 anos) e ela me contar que para trabalhar na empresa onde eu estava, eu precisava sim ter curso superior, mas não em qualquer ciência que não fosse a dos negócios...Tudo mudou naquela dia, e  eu percebi que o sonho era bem diferente da realidade: você precisa considerar muita coisa ao escolher o que deseja como profissão levando em conta dinheiro, distância, mercado de trabalho...
Com o tempo a gente conhece muita coisa, pessoas, lugares, profissões e percebe que o mundo é cheio de oportunidades que vão muito além das profissões tradicionais, mas quando se tem 16, 17 anos e pouca experiência, nossa visão das coisas é limitada, e de alguma forma, com ou sem ajuda, acabamos por fazer uma escolha,que sabe se lá Deus para onde ela vai te levar. A minha escolha deu certo! Fiquei feliz em escolher um curso abrangente, que me mostrou diversos caminhos que eu poderia seguir, me graduei em Administração de empresas, e depois me especializei na área que atuo hoje, Marketing, mas o engraçado é que de um tempo para cá me peguei querendo ser uma porção de coisas, talvez, pelo encantamento que a gente sente quando vê uma pessoa bem-sucedida fazendo algo que parece extraordinário, cheio de significados...
Quando estava no ar com o blog e-Noivas, pensei em ser organizadora de eventos, cuidar bem do sonho de outras pessoas e fazer de tudo para que ele se realizasse da melhor maneira possível, depois, pensei em ser fotografa, também de casamentos, e então, por trabalhar com diversos estúdios de design e programadores web pensei em ser designer gráfico, desenhista (not! não tenho talento para isto, infelizmente) mas queria mesmo, cheguei até a pesquisar cursos...Depois de assistir um filme incrível, me veio a ideia de escrever um livro, e quem sabe, virar escritora? Nossa, eu nem saberia por onde começar...
Quem me conhece sabe que tenho uma veia empreendedora desde pequena...tenho caderninho com dezenas de ideias de negócios que eu queria inventar (e fazer administração de empresas só deixou tudo mais claro...), desde produtos que ainda não existem à serviços que eu vejo a oportunidade e quero atender. Acho um barato isto, me divirto mesmo, mas sou bem pé no chão também porque qualquer empreendimento envolve esforço, tempo e dinheiro, e há o custo da oportunidade: se você investe numa coisa, deixa de realizar outra, é bem complicado. Mas de qualquer forma, gosto sempre de pensar que nunca é tarde para começar, e que de fato se a gente quiser, podemos ser o que quiser, basta ter coragem, vontade, se planejar e ir à luta. Se não gosta de algo, mude! Ser infeliz não é uma opção.

Para inspirar, comece conhecendo gente que optou pela mudança...

2 comentários:

  1. Amei o texto, Van!!!
    Pensei que eu era a única com muiiitas vontades na cabeça! rsrs
    Também sou feliz por ter escolhido Psicologia, mas nunca consegui esquecer o quão gostoso era estar num palco fazendo teatro e não consigo ficar nem um dia sequer sem pensar em algo que envolva fotos, arte, pintura... Sei que esse caminho de artes é muito complexo no Brasil (pouco valorizado, pouco divulgado), mas isso faz parte de mim e uma hora ou outra vai fazer nascer um projeto louco! rsrs

    Beijinhos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigada querida! que legal saber que vc fez teatro!! (sabe que eu fiz umas aulinhas tb? mas fui obrigada pela minha irmã mais velha...rsrs) bjo e obrigada pela visita!

      Excluir

obrigada por deixar um comentário. É sempre bom ter interação por aqui ♥

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...