Vaidade custa caro...

Hoje acordei cedinho e sai às compras...Prometi a mim mesma que iria gastar o mínimo possível no feriado prolongado, mas me dei conta de que tenho três casamentos para ir e pouquíssimas opções de roupas de festa para usar...Para dois eventos eu já tenho separado vestidos adequados, mas para um casamento particularmente eu sabia que não tinha nada disponível, pois a cerimônia será a tarde, com pleno sol e calor do verão e numa área verdinha, toda gramada...e então lá fui eu pesquisar na cidade um vestido florido para mim...Só que estar bem vestida e ficar bonita tem um preço, e há tempos eu sei que ele é alto, muito alto!
Tem gente que gasta todo o salário do mês investindo em sua produção, para estar bonita, sentir-se bem, usar roupas bacanas e acompanhar as últimas tendencias da moda, eu conheço várias amigas que são assim e elas mesmas me confessam que para acompanhar o ritmo é preciso dedicação e a conta bancária no 'vermelho sangue'...rsrs
Nunca fui muito de acompanhar tendencias, mas descobri que sou vaidosa e exigente. Exigente porque para mim não basta pagar pouco e a coisa estragar na semana seguinte, ao longo do tempo percebi que gosto de roupas, sapatos e produtos de qualidade e já reparei que muitas vezes pago um preço alto por um produto ou serviço que atenda estas minhas exigências. Com o vestido que comprei hoje foi assim: há semanas eu estava à procura do vestido apropriado e não encontrava nada, e hoje, na primeira loja que entrei encontrei um modelo florido e plissado que me coube certinho, e nem tive dúvida! Decidi levar o vestido já que faltam apenas dois dias para o casamento e só depois fui ver que era bem caro...Paguei o preço mas sei que minha vaidade vai sair caro no final do mês.
Na contramão deste meu consumo exigente, procuro equilibrar as coisas pensando em como ser menos consumista e comprar aquilo que realmente vou usar e que preciso. Sapatos por exemplo só cabem poucos pares no meu armário então baixei a regra de que para comprar um novo, é preciso me desfazer de um antigo (seja doando ou jogando fora caso não tenha mais conserto). Roupas também nunca saem do armário sem antes eu verificar se não podem ser renovadas de alguma forma, e se não tiver mesmo como, passo adiante ou deixo num brechó para que outros possam aproveitar. E um último exemplo é da foto abaixo, pois mesmo sendo muito exigente para comprar produtos, eu cedo muitas vezes e compro itens mais em conta se achar que vale a pena e acho que dá pra gente economizar usando a criatividade, fazendo pechincha ou trocando coisas com as amigas...Eu queria um batom laranjinha para usar neste verão, acho a cor linda e para meu tom de pele combina muito bem. Então fui atrás do queridinho da vez as marcas que testei (Payot e O Boticário) o valor do batom era de R$28 e R$35...achei caro e como este não é um item que realmente preciso, deixei pra lá...Dai, passando numa farmácia para comprar um medicamento vejo uns batons da marca Koloss que sei que são bem baratinhos e encontrei a tal cor exatamente como eu queria, e melhor, pagando apenas R$5,00! Comprei o bonitinho e sai feliz da vida por ter economizado e adquirido o desejo da vez...(não fixa tanto e tem um cheirinho de cera, mas até que ele é bom...).

Bem, estou longe de ser a pessoa menos consumista e inerte aos apelos do consumo e da beleza como eu gostaria de ser, mas acho que o aprendizado esta realmente em saber equilibrar as coisas, perceber o que realmente você precisa versus o que você acha que precisa, e admitir que tudo tem seu preço, literalmente, e que você tem que decidir se esta disposta a bancar ou não...

9 comentários:

  1. Os batons da koloss são ótimos, aliás o demaquilante deles é mt mt mt bom! Fiquei curiosa para ver foto do vestido florido plissado =P
    beijos, ju

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jura Ju? o meu demaquilante esta acabando e vou ver se testo este então...
      Vou tirar uma foto com o tal vestido plissado e mostrar tá? =)
      bjo!!

      Excluir
    2. Van, depois que voltei para o Brasil eu percebi como a vida aqui te leva ao consumismo! é dificil ir contra a maré, mas é possível gastar pouco e manter-se elegante, pois ficar na moda não é muito meu estilo nao :)
      Sabe que eu estava até pensando em aprender a costurar para fazer roupas exclusivas!
      Outra coisa, odeio comprar alguma coisa e usar uma vez apenas porque o produto nao sobreviveu a máquina de lavar. prefiro pagar um pouco mais caro (claro que tem um limite) para ter algo de qualidade. Tenho algumas peças que tem mais de 6 anos e estão novas ainda!
      E assim a gente vai vivendo!
      Estou adorando seu blog!!

      Excluir
    3. concordo Ro, uma vez eu comprei uma blusinha naquela Luigi Bertolli, e quando lavei na máquina, saiu toda rasgada! Já na Zara, comprei uma blusinha de verão, regata, e ao lavar saiu toda a tinta dos gatinhos que tinha como estampa, ai eu pensei: 'Fui totalmente enganada! O barato me saiu caro...'
      Então estou sempre procuro comprar coisas com qualidade, e ainda tentar renova-las antes de me desfazer...isto sim é economia a longo prazo! =)
      Alias, eu já pensei a mesma coisa!! Aprender a costurar e fazer minhas próprias coisas...mas ai o tempo vai passando, a correria te consumindo e quando vc vê, a ideia ficou apenas como uma ideia...

      quem bom que esta gostando, fico super feliz quando vejo um comentário novo aqui!

      Excluir
  2. Nunca fui muito consumista, mas como toda mulher, gosto de comprar roupinhas, sapatos (e principalmente maquiagens!!!!!!!!!)... Ultimamente tenho tentado (mesmo) ir na contramão e confesso que se tornou um exercício divertido. Sempre adoreeei brechós e nesses últimos tempos, eles se tornaram meus grandes amigos! hehe
    Algumas coisas ainda não consegui abrir mão. Mas acho que dá pra controlar, também sou adepta dessa prática de doar (não compro nada, antes de tirar uma peça do armário) e penso que é tudo uma questão de se conscientizar! To adoraando o blog!
    Bjins!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sabe que eu acho que nunca entrei num brechó decente? Os que já visitei eram aquelas coisas bem velhas sabe, com cheiro de mofo e traças, dai perdi o interesse em procurar mais...
      mas eu sempre pensei em fazer um Bazar com as amigas...acho que seria uma ótima oportunidade de trocar algumas coisas...quem sabe eu não faça um?? =)

      Excluir
    2. ps: e quem bom que esta gostando do novo blog Da! é bom mudar de assunto né? =)

      Excluir
    3. Aaah, acho ótima essa idéia do bazar! Aqui no Rio tem uns brechós bem legais, mas confesso que já fui em alguns que não volto nuuunca mais!!!

      É ótimo mudar de assunto e ainda mais dividi-lo com a gente!!! =)

      Excluir
  3. Haha, eu não tenho coragem de gastar muito com produtos de beleza também! Queria muito ser mais mão aberta pra essas coisas mas não consigo... O máximo que gasto um pouco mais é quando tenho algum problema e a dermatologista indica algo, aí sim... Mas sempre aviso antes pra ela não vir com coisas caras, senão meu bolso não aguenta!

    ResponderExcluir

obrigada por deixar um comentário. É sempre bom ter interação por aqui ♥

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...